Na área de Workshops , a Tibicuera e Companhia, oferece cursos de teatro,  para crianças, adolescentes e adultos

A IMPORTANCIA DO TEATRO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Muito já foi dito sobre as vantagens que inúmeras atividades exercem sobre o ser humano, por exemplo, a criança que pratica algum tipo de esporte adquire melhor desenvolvimento físico, melhor coordenação motora, capacidade de concentração mais aguçada, aprende a colaborar com o grupo, respeita melhor as regras e assim aprende melhor a lidar com os limites.

Muito também já foi dito sobre as diversas aquisições envolvidas ao praticar algum tipo de atividade artística, e de acordo com a atividade praticada adquirem-se diferentes habilidades e capacidades.

Não é preciso ser um grande cientista para detectar esses ganhos tão importantes, apenas com uma observação mais aguçada podemos perceber as diferenças que o indivíduo apresenta antes e depois de passar por alguma dessas experiências.

Se pensarmos no teatro como uma das manifestações artísticas do ser humano mais completas, podemos dizer que ele é um excelente alimento de estímulos para as mentes ávidas das crianças, jovens e adultos. Uma vez que na composição de um espetáculo teatral temos a possibilidade de acrescentarmos a música que compõe a trilha sonora, as artes plásticas que aparecem nos figurinos, nos adereços cênicos, no cenário e em toda a plasticidade que a combinação entre esses elementos geram, temos a dança e a expressão corporal no movimento e qualidade de gestos dos atores, temos a literatura que pode ser explorada através da história que é mais do que contada, “vivida” pelos intérpretes, e ainda associando o jogo teatral.

Existem várias maneiras de participar deste processo: atuando e participando ativamente da cena teatral, ou seja, sendo participante do jogo teatral como grupo em processo – isto é, fazendo aula de teatro, construindo um espetáculo, apenas jogando livremente sem um “líder profissional”; assistindo a um espetáculo teatral, que pode ser encenado por profissionais ou amadores mais ou menos qualificados.

Texto da Marcia Frederico, inspirado no livro Inteligencias Multiplas, de Howard Gardner

Professor

LUDOVAL CAMPOS (ator/professor e produtor cultural) 22.03.1951

ATIVIDADE DIDÁTICA

Professor de improvisação e expressão corporal no curso de técnicas aplicadas na escola, Porto Alegre, l974.

Professor no curso de teatro da Academia Mudança, Porto Alegre, l980/81/82

Palestrante no XXV Congresso Mundial da Educação Através da Arte, representando o Brasil, Rio de Janeiro, l984.

Professor de teatro, na Academia Rhitmus, Rio de Janeiro, de l986 á l993.

Professor nos Cursos Livres, C.A.L., Rio de Janeiro, l992/93/94.

Professor assistente do diretor de teatro Gerald Thomas, durante as Oficinas teatrais, promovidas pelo SESC-SÃO PAULO, pelo interior do Estado. 1994/95/96

Oficinas de teatro em SESCs de São Paulo e Rio de Janeiro, em vários períodos.1998/99/2000.

Em 2011 e 2012, organiza no SESI Itaperuna, a 1° e 2° edições do Curso O Ator em Cena visando a formação de grupos de Teatro no Noroeste Fluminense

Atualmente é membro do Conselho Fiscal do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude – CBTIJ, entidade que participa desde 1999.

Em um desses cursos, o resultado foi a fundação da Ludô Companhia Teatral, grupo de teatro amador, que recentemente participou do II Festival de Esquetes do Instituto Federal Fluminense, no Teatro Trianon, na cidade de Campos, onde alcançaram o 2º lugar com o espetáculo teatral “Idéias de Canário” adaptado, por Aderbal Freire Filho, de um conto de Machado de Assis.

.